4 dicas de como ter uma rotina mais sustentável

O que é sustentabilidade?

De uns tempos para muito se tem ouvido sobre sustentabilidade, mas afinal o que é sustentabilidade? A palavra sustentável provém do latim sustentare e significa apoiar, cuidar, conservar em bom estado. Ou seja, este termo está diretamente relacionado à ideia de utilizar algo sem esgotar este recurso, permitindo que outras pessoas e as gerações futuras possam usufruí-lo.
Todos nós sabemos que todas as nossas ações impactam diretamente o meio ambiente e que sem ele não é possível a nossa existência. Por isso é tão importante tratarmos desse assunto, para que possamos cada vez mais ter a consciência de que precisamos mudar nossas ações para que possamos viver em perfeita harmônia com Gaia.
Agora você deve estar se perguntando "O que eu posso fazer para contribuir com essa nova consciência?". E eu te digo, para isso não é necessário fazer mudanças drásticas na sua vida, pequenas mudanças no seu hábito diário contribuem e muito com o processo.
Confira 4 dicas de como ter uma rotina mais sustentável:

1. Evite produtos descartáveis

Sabemos muito bem que o plástico é um dos grandes responsáveis pela poluição da natureza, e ainda assim o Brasil é hojeo quarto maior produtos de lixo plástico. Alguns itens se tornaram os grandes "vilões" do meio ambiente, tais como a sacolinha plastica e o canudinho, mas existem outros itens que fazem tão mal quanto e estão presentes no nosso dia a dia que nem nos damos conta, tais como: escova de dente, pente, talheres, etc. Opte por utilizar escovas e pentes de bambu, saia sempre com seu canudo, talheres e copo reutilizáveis.
Dicas sustentabilidade

2. Recicle

Você sabia que apenas 3% dos resíduos sólidos são reciclados no Brasil, sendo que nosso potencial é de até 30%? Separe seu lixo para a coleta seletiva, reutilize para fazer algum artesanato, reinvente, reaproveite! Isso diminui a quantidade de resíduo que é depositada em aterros sanitários, que leva a poluição da natureza.

3. Fique atento à matéria prima dos produtos que utiliza

Muitas vezes adquirimos produtos que não sabemos a procedência. Pesquise se os produtos não tem origem do desmatamento, procure empresas com responsabilidade ambiental. Priorize produtos orgânicos, os agrotóxicos utilizados nas plantações pode causar contaminação do solo, da água e do ar, além de trazer riscos a saúde.
dicas de sustentabilidade

4. Evite desperdício

Seja de água, luz ou de consumos em geral. Se não estiver em um cômodo, pague a luz. Feche a torneira sempre que não estiver utilizando. Reflita sobre seus hábitos de consumo. Todas as essas pequenas atitudes contribuem em muito com o meio ambiente.
Agora que você sabe um pouquinho mais sobre o tema e como ter uma vida mais sustentável, que tal começar a colocaros ensinamentos em prática? Aqui no site você encontra diversos produtos que podem te auxiliar nessa transição.
Diga Olá para novas ideias sustentáveis e colaborativas! ♥︎ 

Related Posts

Julho sem plástico: o que é?
O mês de Julho chegou e com ele iniciou-se a campanha Julho sem plástico. Você já deve ter ouvido falar disso por ai,...
Read More
Frequência Vibracional: você possui sua própria vibração pessoal.
Você sabia que possui uma vibração pessoal só sua e tem a capacidade de transformar a sua energia e de tudo ao seu re...
Read More
Menstruação e produtividade
O mundo esta cada vez mais acelerado, e com isso somos cobradas a sermos produtivas 24h por dia.   Porém, nós mul...
Read More

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados