Ayurveda: o que é e seus benefícios

O que é?

Ayurveda é um termo que vem do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida. Trata-se de uma filosofia médica oriental que foi desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos. A história do ayurveda remonta-se aos tempos antigos da Índia arcaica.
 
Os principais textos referendados pela tradição são apenas três, denominados Brihat Trayi, ou seja, o grande trio :
  • Charaka Samhita, medicina interna ou clínica médica;
  • Susruta Samhita, cirurgia ayurvédica;
  • Ashtanga Hridaya, coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata.

beneficios da Ayurveda

Como funciona?

Para a Ayurveda, a saúde é entendida como nutrição e metabolismo, que envolvem a mente e o espírito. Tudo o que encontra nossos corpos é tido como alimento, pois invariavelmente vai nos nutrir, seja positiva ou negativamente. O que recebemos de negativo ou positivo precisa ser metabolizado.
 
Ela percebe o ser humano como um organismo sensível e sensorial, dotado de 5 Elementos ou Panchama-habhutas, inclusive nosso corpo físico, sendo eles:
  • Espaço ou éter ( Akasha);
  • Ar ( Vayu);
  • Fogo ( Agni);
  • Água ( Jala ou Ap);
  • Terra ( Prithvi).
Estes 5 Elementos se expressam na nossa fisiologia através dos 3 Doshas ( humor biológico). Cada dosha é regido por dois desses elementos, e é a partir do dosha predominante de cada pessoa que a dieta deve ser prescrita, a fim de trazer equilíbrio para aquele organismo, eles são:
  • Espaço + Ar = Vata
  • Fogo + Agua = Pitta
  • Água + Terra = Kapha
Para a medicina ayurveda, o adoecimento é provocado pelo desequilíbrio dos doshas. O processo de tratamento começa ao descobrir qual seu dosha para realizar as práticas da forma correta. Isso acontece através de uma consulta com um médico ayurveda. Então, passam-se as recomendações de práticas, que podem ser: alimentação, massagens, ervas, chás, plantas medicinais, meditação e yoga.
beneficios da Ayurveda

Doshas

 

Vata

Representa o movimento no corpo. É responsável pela interface do sujeito com o mundo e regula o sistema nervoso e a respiração.
 

Pitta

É responsável pelos processos digestivos e metabólicos e regula todas as transformações bioquímicas do corpo.
 

Kapha

Representa a força que constitui o corpo. É responsável pela estrutura e regula a absorção e incorporação dos nutrientes.
 
Todos temos esses três humores atuando no nosso organismo, mas em cada um predomina um ou mais deles - o que configura nossa constituição original de nascimento, física e psicológica. Ao longo da vida, pela ação dos estímulos estressores, vamos nos desequilibrando e nos afastando do nosso dosha original.
 
Precisamos saber quem somos e resgatar nossa constituição original. Saber qual o seu dosha é um processo de autoconhecimento. Faça o teste e descubra qual o seu: http://www.ayurvedaonline.com.br/doshas.asp

Related Posts

10 Alimentos que mais contém agrotóxicos
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), O Brasil é o maior usuário de agrotóxicos do mundo! Usadas para aument...
Read More
Tudo sobre o movimento Vegano
Hoje, 1º de novembro é o Dia Mundial do Veganismo. Ser vegano não se trata apenas de abolir a carne da alimentação, s...
Read More
Como usar o Coletor Menstrual?
No primeiro momento que vemos o Coletor Menstrual ele realmente pode ser assustador, olhamos para ele e pensamos: O q...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados