Chakra Cardíaco: quarto chakra

O que é o Chakra Cardíaco?

O quarto chakra é o Chakra Cardíaco ou Anahata em sânscrito, e fica localizado no centro do peito.
chakra cardiaco, quarto chakra
O Chakra Cardíaco é responsável pelos sentimentos de amor puro, o poder pessoal de amar e ser amado é despertado neste chakra. Assim como sentimentos de gratidão e generosidade.
 
O Amor relacionado a esse chakra não é apenas ao amor romântico entre duas pessoas, mas sim a um sentimento mais profundo, um amor genuíno e verdadeiro ao ser humano, a natureza e tudo a sua volta.
 
O papel principal do quarto chakra é unificar os três chakras inferiores e os três chakras superiores, resultando em harmonia e sabedoria plena.
 
Seu elemento é o ar, por isso quando estamos ansiosos ou sofremos uma perda emocional é comum a sensação de falta de ar, assim como o gesto de colocar as mãos no coração, em busca de conforto.
 

Chakra Cardíaco Desequilibrado

O Chakra Cardíaco pode acabar desequilibrado através de experiências de forte carga emocional, tais como: maus-tratos ou mudanças significativos, criando certos bloqueios no fluxo de energia ou pelo contrário, criando um excesso de energia.
 
Esse desequilíbrio pode acarretar sentimentos de egoísmo, ressentimentos, medos profundos, incapacidade de se amar e dar e receber amor.
 
Alguns problemas de saúde relacionados a este chakra são: respiratórios, cardíacos, asma, alergia, problemas nos pulmões e nas mamas, dores nas costas e nos ombros.
 

Chakra Cardíaco Equilibrado

Quando o Chakra Cardíaco está funcionamento de maneira equilibrada ele traz a sensação que todos a nossa volta são nossos semelhantes. O amor incondicional, a compaixão, a gratidão e a empatia se fazem com naturalidade e o perdão se torna algo fácil.
O quarto chakra em harmonia promove confiança, com uma sensação de que podemos encarar a vida de frente, de peito aberto. Para chegarmos ao seu potencial máximo e estável, devemos antes estar com os outros seis chakras em total harmonia.

Como alinhar o Chakra Cardíaco

  1. Desapegue: viver o AGORA é deixar para trás os apegos do passado e as expectativas do futuro é essencial para um funcionamento harmônico deste chakra. Abra seu coração para novas possibilidades.
  2. (Re)conecte-se com a natureza: o contato com a natureza é maravilhoso para o equilíbrio do chakra cardíaco, não é necessário nenhuma paisagem exuberante, vá a um parque ou pise na grama do prédio, além de ser uma ótima maneira de descarregar energias densas em excesso do seu campo.
  3. Abrace: somos seres sociais e precisamos de contato físico para nossa saúde mental e física. O abraço libera oxitocina, que é um antidepressivo natural que acalma o corpo todo, além de auxiliar a abertura do cardíaco.
  4. Perdoe: perdoar é simplesmente limpar o coração, deixar de desejar o mal, deixar de se conectar com aquela pessoa ou situação. Desapegue. Por mais que tenha sido difícil aquela pessoa ou situação serviram pra te ensinar algo, por mais que você possa não entender ainda. Escreva em um papel a situação que você quer desapegar e queime, entregue pro universo.
  5. Imponha limites: reflita se na sua vida é necessário que limites sejam impostos. Você respeita suas próprias vontades e necessidades? Ou diz sim mesmo querendo dizer não? Saiba quando dizer não, imponha um limite entre o que é aceitável para você ou não. Seja honesto consigo mesmo.
  6. Confie: um chakra cardíaco equilibrado confia, ele entende que somos responsáveis apenas pelos nossos atos. O que o outro faz é responsabilidade dele. O controle e ciúme excessivo, é um indicador de um coração que ainda não aprendeu a se entregar, ou foi ferido a ponto de se fechar.
  7. Seja Grato: seja grato pela sua vida, pela sua saúde, pelas pessoas que vivem ao seu lado, pelas suas experiências de vida, pelas oportunidade da vida. Mesmo nos dias mais difíceis, a gratidão abre as portas para uma vida feliz.
  8. Entoe o mantra YAM repetidamente, sentado em uma cadeira com os pés apoiados no chão e os olhos fechados.
  9. A meditação é a melhor aliada para equilibrar um chakra, você pode potencializar a meditação utilizando um cristal relacionado a esse chakra, como: Quartzo Verde, Quartzo Rosa e Amazonita.
  10. oloque em um difusor de 3 a 5 gotado de óleo essencial de Rosa, Ylang Ylang, Camomila. Eles são ótimos para equilibrar a energia desse chakra;
  11. Faça terapia energética de imposição de mão, como o Reiki.
 

Características Gerais do Chakra Cardíaco

  • Elemento: Ar
  • Mantra: YAM
  • Cor: Verde
  • Cristais: Quartzo Verde, Quartzo Rosa e Amazonita.

Related Posts

Julho sem plástico: o que é?
O mês de Julho chegou e com ele iniciou-se a campanha Julho sem plástico. Você já deve ter ouvido falar disso por ai,...
Read More
Frequência Vibracional: você possui sua própria vibração pessoal.
Você sabia que possui uma vibração pessoal só sua e tem a capacidade de transformar a sua energia e de tudo ao seu re...
Read More
Menstruação e produtividade
O mundo esta cada vez mais acelerado, e com isso somos cobradas a sermos produtivas 24h por dia.   Porém, nós mul...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados