Como usar o Coletor Menstrual?
No primeiro momento que vemos o Coletor Menstrual ele realmente pode ser assustador, olhamos para ele e pensamos: O que eu faço com isso?
 
Mas fique tranquila! Não é nenhum bicho de sete cabeças, o coletor é mais fácil de usar do que você imagina! Quando você pegar o jeito começará a se questionar: porque não comecei usando isso antes?
 
Para facilitar o seu processo selecionamos algumas dicas muito importantes para você!
como usar coletor menstrual

1. Higienize o seu coletor

Sempre no primeiro dia da sua lunação você deve ferver o seu coletor! Use uma panela ou caneca esmaltada para ferver no fogo ou até mesmo os copinhos de esterilização de microondas, por 10 minutos.
 
Nos outros dias do ciclo não é necessário ferver, pode lavar somente com água. Sim, somente a água já é suficiente para limpar o seu coletor.
 
NÃO RECOMENDAMOS usar sabonetes perfumados, antibacterianos e íntimos. Se quiser lavar com sabão use neutro ou glicerinado.
 
Outra coisa importante é: nem pense em utilizar sabonetes para mãos ou para o corpo, vinagre ou óleos de qualquer tipo, pois eles podem irritar a mucosa vaginal e causar bastante desconforto
 

2. Lave bem as mãos

Com o coletor higienizado é agora é a vez de higienizar a sua mão. Lave bem suas mão antes de manusear o coletor limpo e inserir o coletor.
 

3. Relaxe

Pode parecer uma dica boba, mas não é!
 
Quando ficamos nervosas nossa musculatura pélvica trava e isso dificulta a entrada do coletor no canal vaginal. Por isso, quanto mais relaxada você tiver, mais fácil seu coletor irá entrar!
 
Lembre-se: tenha paciência, o seu período de adaptação pode levar alguns ciclos menstruais até você pegar o jeito, tá bem?
 

4. Dobre

Existem variados tipos de dobras, não existe uma melhor ou pior, existe a que funciona para você!
dobras coletor menstrual
Por isso, pratique, arrisque, tente, mude, até você achar a dobradura que melhor encaixa para você.
 
No vídeo é ensinados vários tipos de dobras. Tenho certeza que você vai encontrar a sua.

5. Insira o coletor 

O coletor entra mais fácil quando está molhado, por esse motivo, pode ser uma boa umedecer a entrada do vagina e a borda do copinho com água ou lubrificante a base de água. Muitas mulheres preferem inserir no banho por esse motivo.
 
Diferente dos absorventes internos descartáveis, o coletor se acomoda no início do canal vaginal. Por conta disso, ele entra na direção horizontal (na direção do ânus). O coletor precisa ficar todo dentro do canal vaginal (aproximadamente a 1 cm da entrada da vagina), inclusive a haste para que você não sinta nenhum incômodo.
 
Solte a dobra aos poucos. Passe o dedo ao redor do coletor para confirmar que ele encontra-se devidamente aberto. Caso não esteja, segure a base do seu copinho e gire-o até que se abra completamente.
 
É muito importa verificar se seu coletor abriu, isso impedirá que ocorra vazamentos. No começo pode ser difícil saber se ele abriu ou fazer ele abrir. Esse vídeo pode te ajudar bastante no processo.
Importante: se seu colo do útero for baixo ou a haste te incomodar, você pode cortar ela sem problemas. Algumas pessoas acham que ela auxilia na hora de remover o copinho, mas não é essencial.
 

6. Tempo de Uso

O coletor menstrual pode ser usado por até 12 horas seguidas. Portanto, após este período ele deve ser esvaziado e lavado, beleza?
 
Tempos prolongados aumentam a chance de proliferação de bactérias e a síndrome de choque tóxico menstrual.
 

7. Como retirar

Aqui vale a mesma dica do começo: relaxe! Lave bem as mãos e, durante o banho ou sentada no vaso sanitário, retire o coletor menstrual pela base, a haste serve apenas para direcionar até a base do coletor, mas não devemos puxar por ela.
 
Aperte levemente a base pararetirar o vácuo e comece a retirar o coletor com delicadeza. Esvazie, lave com água e/ou sabão neutro e coloque novamente. Esse processo deve ser feito a cada troca.
 
No começo pode ser desafiador retirar, caso você não consiga encontrar o seu coletor não se desespere! Você não perdeu ele, e não existe um buraco negro dentro de você. Relaxa, e de cócoras faça força pélvica. Isso vai empurrar o seu coletor para baixo até onde seus dedos alcançam para remover.
 
Caso ainda tenha ficado alguma dúvida assiste esse vídeo :)
Dica: se você tiver que esvaziá-lo em banheiros públicos, basta tirar e limpar o seu coletor menstrual com papel higiênico, ou leve consigo uma garrafinha com água e na próxima troca, faça a higienização completa.
 

8. Guarde seu coletor

Ao final do seu ciclo, lave e seque bem o seu coletor e armazene em uma bolsinha. Não o armazene em locais abafados, seu coletor precisa de ventilação, as bolsinhas que acompanham os coletores Insight são ideais.
 
Esperamos que essas dicas te ajudem muito nessa transição para sua revolução!
coletor menstrual
Ainda não tem o seu? Adquira ele agora!
 
Qualquer dúvida pode sempre contar com a gente ♡

Related Posts

Julho sem plástico: o que é?
O mês de Julho chegou e com ele iniciou-se a campanha Julho sem plástico. Você já deve ter ouvido falar disso por ai,...
Read More
Frequência Vibracional: você possui sua própria vibração pessoal.
Você sabia que possui uma vibração pessoal só sua e tem a capacidade de transformar a sua energia e de tudo ao seu re...
Read More
Menstruação e produtividade
O mundo esta cada vez mais acelerado, e com isso somos cobradas a sermos produtivas 24h por dia.   Porém, nós mul...
Read More

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados