Julho sem plástico: o que é?
O mês de Julho chegou e com ele iniciou-se a campanha Julho sem plástico. Você já deve ter ouvido falar disso por ai, mas afinal, da onde surgiu isso?
julho sem plastico
Esse movimento surgiu em 2011 no Reino Unido como uma iniciativa do Earth Carers Waste Education que se popularizou ao redor do mundo. Trata-se de um apelo a todas as nações pela redução do consumo de plástico.
 
A campanha cresceu e virou uma ONG, a Plastic Free July, criado por Rebecca Prince-Ruiz. O objetivo é único para milhões de pessoas: reduzir a poluição plástica, principalmente no mês de julho.
julho sem plastico
Esses são números incríveis!
 
E como o Brasil entra nisso? Você sabia que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo – perdendo para os Estados Unidos, China e Índia?
 
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os brasileiros geram por ano mais de 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo 45% composto por plástico. Além disso, 77,5% dos municípios brasileiros não possuem coleta seletiva, ou seja, grande parte dos resíduos são perdidos, indo parar em bueiros, rios, lagos, mares oceanos, lixões e aterros.
 
Esses dados mostram o quanto ainda precisamos refletir e evoluir nesta caminhada contra a poluição plástica, que já é considerada um dos grandes problemas da humanidade!
 

Como podemos mudar esse cenário?

O grande passo para mudarmos esse cenário é a conscientização sobre nossos atos. A mudança começa por cada um de nós e é possível fazer a diferença com pequenas atitudes cotidianas, tais como:
  • Na hora de ir no mercado, leve sua ecobag;
  • Troque suas esponjas de lavar louça sintética por esponjas naturais;
  • Troque seus produtos da rotina, como escova de dente e escova de cabelo por opções sustentáveis de bambu;
  • Monte seu kit lixo zero (canudo de inox, ecobag, copo, talheres);
  • Aproveite o que dá pra reutilizar;
  • Ao invés de comprar, troque, reinvente;
  • Priorize compras a granel e leve saquinhos de tecido e potes de vidro;
  • Substitua absorventes descartáveis por absorvente de pano e coletor;
 
Essas são apenas algumas ideias de medidas. Em nosso site você encontra diversos produtos que podem te auxiliar nesse processo.
 
Faça parte dessa revolução! ♡

Related Posts

Alimentos para a Saúde Íntima Feminina
A alimentação é uma das grandes aliadas para todo o bem-estar do nosso organismo. E quando falamos de saúde íntima, n...
Read More
Reutilizar garrafa plástica pode prejudicar a sua saúde
Reutilizar garrafas PET pode estar acabando com a sua saúde, além é claro, do plástico ser inviável para a saúde do p...
Read More
10 Alimentos que mais contém agrotóxicos
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), O Brasil é o maior usuário de agrotóxicos do mundo! Usadas para aument...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados