Menstruação e produtividade
O mundo esta cada vez mais acelerado, e com isso somos cobradas a sermos produtivas 24h por dia.
 
Porém, nós mulheres, sabemos que chega um certo período do mês que não conseguimos render NADA! E acabamos nos cobrando demais para sermos produtivas, mas não adianta o que façamos, não tem como. Você sabe o por que disso?
Menstruação e produtividade
O ciclo menstrual tem uma interferência enorme nas nossas vidas e todas nós deveríamos saber mais sobre isso.
 
Recentemente foi realizado um estudo na British Medical Journal, onde um grupo de profissionais holandeses entrevistou 32.748 mulheres entre 15 e 45 anos, de Julho a Outubro de 2017.
 
Este estudo mostrou que os efeitos da menstruação sobre as mulheres são subestimado. As cólicas e os sintomas menstruais não são apenas incômodos, mas também estão ligados à perda de rendimento. E estar presente no ambiente de trabalho ou escolar não contribui em nada para aumentar esse rendimento, muito pelo contrário, acaba acarretando uma perda muito maior do que a sua ausência em si.
 
No total, 1 em cada 7 participantes já precisou faltar em algum compromisso durante o período menstrual, e 3,4% afirmaram se ausentar em todos ou em quase todos os ciclos menstruais.
 
Já 80,7% das participantes afirmaram que sentem uma diminuição no rendimento durante este período. Em média, os pesquisadores calcularam que haja uma perda de 8,9 dias anuais de produtividade.
 
Mulheres abaixo dos 21 anos são mais propensas a faltarem por causa dos sintomas menstruais. Contudo, apenas 20,1% das que pedem dispensa falam o motivo real: a menstruação. Afinal, ainda é um tabu muito grande falar sobre isso.
 
Nós somos cíclicas e crescemos sem entender ou ouvir o nosso corpo, sem aceitar ou conhecer as nossas fases.
 
Nós precisamos urgentemente entender que as fases do nosso ciclo menstrual fazem parte do nosso corpo, e que é possível conviver em harmonia com elas.
 
A duração média do ciclo menstrual é de 28 dias, mas pode variar de 20 a 45 dias. O ciclo menstrual é dividido em 4 fases e, em cada uma delas, estamos mais ou menos propensas a executar certas atividades.
Menstruação e produtividade

Fase folicular ou pré ovularia: a fase criativa! Expansão!

É o período entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação. Nessa fase, nossos hormônios estão com um nível mais baixo e é onde o estrogênio começa a aumentar, e assim, o óvulo é preparado para ser liberado.
 
Na fase folicular a energia criativa está a mil! Estamos mais entusiasmadas, extrovertidas e espontâneas. Nossa capacidade analítica e de concentração estão em alta, por isso, é o momento ideal para começar novos projetos, planejar o mês e focar mais em reuniões. Aproveite esse momento para fazer tudo que você precisa usar mais a criatividade!
 

Fase ovulatória: comunicação. Ápice da energia voltada pra fora.

A fase ovulatória ocorre justamente no meio do nosso ciclo, também é conhecida como período fértil. Nessa fase, a comunicação e atividades colaborativas estão em alta. É aquele momento que estamos bem por sermos quem somos.
 
Sendo o momento ideal para ter conversas importantes e fazer negociações. Na fase ovulatória seu magnetismo fica mais alto, portanto, pode ser um bom momento para prospectar novos clientes e fechar novos contratos.
 

Fase lútea ou pré menstrual: conclusão. Início do recolhimento.

Na fase lútea é onde estamos mais concentradas para realizar as tarefas e concluir projetos. Nessa fase, temos mais prazem em concluir as atividades e projetos do dia a dia.
 
Nesse momento já é ideal ir diminuindo o ritmo. Comece a repensar seus desejos, prioridade e necessidades. Aceite os sintomas físicos e emocionais desse período.
 
Cuidado para não agir por impulso, deixe para agir na fase pré-ovulatória.
 

Fase menstrual: introspecção e insights. Ápice do recolhimento.

Durante a menstruação, nossos dois hemisférios cerebrais estão se comunicando perfeitamente! Isso favorece momentos reflexivos e de ouvir a nossa intuição.
 
Desacelere, descanse e recolha-se. Escreva seus sentimentos e insights. Respeite o seu corpo e o seu tempo. Sentiu de descansar, não esta tão produtiva? Tudo bem, respeite o seu corpo e seu tempo!
 
Uma vez que você entende como funciona o SEU ciclo menstrual, quanto tempo dura cada fase sua e como suas emoções ficam em cada fase, ficará cada vez mais fácil para você planejar as suas atividades de acordo com o seu humor e disposição de cada período.
 
Você pode usar aplicativos no celular para anotar o que esta sentindo em cada dia, como esta o seu humor, o dia da sua lua, sintomas como dor de cabeça, mudança de humor, etc. Isso vai te ajudar muito a entender o seu ciclo e saber em que fase você está. Se você é daquelas que prefere o velho papel e caneta, você pode usar a mandala lunar.
 
Claro que o ritmo do nosso trabalho não é nada cíclico, por isso precisamos ter alguns cuidados para conseguir priorizar a nossa natureza em detrimento do ritmo do mundo, que esta cada vez mais acelerado e imediatista.
 
A vida é dinâmica e imperfeita, por isso é impossível ser mega produtivo todos os dias. Encontre o seu equilíbrio e o que é melhor para você, sempre respeitando e ouvindo o seu corpo. O exercício é diário, mas o autoconhecimento compensa!

Related Posts

Tudo sobre o movimento Vegano
Hoje, 1º de novembro é o Dia Mundial do Veganismo. Ser vegano não se trata apenas de abolir a carne da alimentação, s...
Read More
Como usar o Coletor Menstrual?
No primeiro momento que vemos o Coletor Menstrual ele realmente pode ser assustador, olhamos para ele e pensamos: O q...
Read More
Julho sem plástico: o que é?
O mês de Julho chegou e com ele iniciou-se a campanha Julho sem plástico. Você já deve ter ouvido falar disso por ai,...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Comentários

Tereza

Tereza :

Maravilha tudo isso que descobri

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados