Precisamos falar sobre Consumo Consciente
Você sabe qual o impacto do seu estilo de vida?
 
Todo nosso comportamento gera impacto no planeta, na economia e nas nossas vidas. Precisamos perceber que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas.
 
A maneira que utilizamos os recursos naturais do planeta já está insustentável, inclusive, cada ano que passa atingimos o dia da sobrecarga da Terra ( data que marca quando os recursos naturais da Terra se esgotam para conseguir regenerar a quantidade de resíduos que produzimos durante o ano, principalmente o dióxido de carbono) antes do previsto! Em 2020, por exemplo, a data foi adiada em três semanas em comparação a 2019, por conta dos impactos do COVID-19 sobre nosso cotidiano e consumo.
consumo consciente
É necessário realizar mudanças urgentes para que possamos mudar esse cenário. E um dos caminho possíveis para mudarmos essa realidade é o consumo consciente, que segundo o Ministério do Meio Ambiente é: uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
 
Ou seja, qualquer consumo se torna consciente quando temos total consciência de que aquele ato terá um impacto (seja positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais e no meio ambiente.
 
Precisamos repensar a maneira como consumimos, de quem consumimos e como descartamos o que consumimos. Por exemplo, se na hora de comprar você privilegia marcas que têm compromisso com a sustentabilidade, você esta estimulando que as empresas adotem boas práticas ambientais.
 
consumo consciente
E como você pode adotar esse hábito no seu dia a dia?
 
Seguem algumas dicas para te ajudar:
 
  1. Planeje suas compras: não compre nada por impulso. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
  2. Avalie os impactos de seu consumo: leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas.
  3. Consuma apenas o necessário: reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com o essencial. Se pergunte, eu realmente preciso disso?
  4. Reutilize produtos e embalagens: não compre aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar.
  5. Separe seu lixo: recicle e contribua para a economia de recursos naturais e a redução da degradação ambiental.
  6. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
  7. Contribua para a melhoria de produtos e serviços: envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.
  8. Divulgue o consumo consciente: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente.
  9. Reflita sobre seus valores: avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.
  10. Compre de produtores locais: valorize a mão de obra nacional, da sua região e dos pequenos produtores é uma mudança de hábitos maravilhosa e que só vai te faz bem.
  11. Compre produtos duráveis: prefira produtos que não serão descartados assim que a moda passar. Pense em peças que são coringas para qualquer situação.
E lembre-se, cada pequena atitude sua faz uma grande diferença para o meio ambiente. Se todos fizermos a nossa parte podemos mudar esse cenário.
 
Aqui em nosso site você encontra vários produtos sustentáveis que podem te auxiliar na sua mudança de hábitos.
 
Seja a sua revolução!

Related Posts

Alimentos para a Saúde Íntima Feminina
A alimentação é uma das grandes aliadas para todo o bem-estar do nosso organismo. E quando falamos de saúde íntima, n...
Read More
Reutilizar garrafa plástica pode prejudicar a sua saúde
Reutilizar garrafas PET pode estar acabando com a sua saúde, além é claro, do plástico ser inviável para a saúde do p...
Read More
10 Alimentos que mais contém agrotóxicos
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), O Brasil é o maior usuário de agrotóxicos do mundo! Usadas para aument...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados