Reciclável x Reciclado: você sabe a diferença?
Você sabia que reciclável e reciclado são termos diferentes? Sempre que tratamos sobre reciclagem, surgem muitas dúvidas. Ainda mais hoje em dia, que diversas empresas vendem produtos “ecologicamente corretos”, mas é preciso entender que existe uma grande diferença entre essas palavras.
 
Reciclar é reaproveitar algo para a produção de novos produtos, ou recuperá-los para sua reutilização, enquanto reciclável é um produto que tem potencial para ser reciclado em algum momento do ciclo de vida.
Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que no Brasil, somente 3% do lixo é reciclado. Isso significa que nem todo produto com selo de reciclável é, de fato, reciclado. O índice de reciclagem é baixo por uma série que fatores, um deles é que o gerenciamento de resíduos não é visto como um negócio lucrativo no país.
 
Outro problema que impede a reciclagem é que muitas empresas na hora de criar as embalagens misturam materiais, por exemplo, usam plástico, papelão e alumínio em um único produto, e isso complica o processo de dissociação, além de encarece o processo.
 
Um outro ponto para se observar é que produtos recicláveis podem trazer perigo ao meio ambiente, uma vez que, toda vez que consumimos um produto reciclável que não foi reciclado, é necessário extrair mais matéria-prima e mais recursos ecossistêmicos. No caso das embalagens, por exemplo, quando forem descartadas incorretamente estarão contaminando o meio ambiente da mesma forma.
 
Enquanto a utilização de produtos reciclados pode trazer benefícios para o meio ambiente, já que ele foi produzido a partir de um recurso já extraído da natureza. Dessa forma, não é necessário consumir mais recursos, como a matéria-prima, água para produção, energia, transporte etc.
 
Para tornar o assunto mais didático, vamos falar do vilão mais famoso: o plástico. Ele é reciclável? Sim, mas será que ele é reciclado?
 
Você sabia que para produzir um único copo plástico, são usados de meio litro a três litros de água? E que 35% de todo o plástico produzido é usado apenas 1 vez por até 20 minutos?
 
O Brasil usa, em média, 720 milhões de copos descartáveis por dia! São 262 bilhões e 800 milhões por ano que não são reciclados. Hoje, só uma fábrica no Rio e outra em São Paulo reciclam copos descartáveis. Por isso é importante encontrar alternativas duráveis pro seu dia a dia, jamais descartáveis.
Reciclável x Reciclado
Os números são alarmantes, uma outra opção para ajudar a reduzir esses números é utilizar produtos biodegradáveis e reutilizáveis. Por isso, quando for sair na rua leve na sua bolsa o seu copinho reutilizável e seus talheres, troque produtos de plástico do seu dia a dia por produtos de bambu, como a sua escova de dente ou sua saboneteira. Aqui em nosso site você encontra vários produtos para te auxiliar nesse processo.
 
Repense seus atos, seja a sua revolução!

Related Posts

Você sabe o que é pobreza menstrual?
O termo pobreza menstrual surge com a proposta de debater os efeitos da desigualdade social para as pessoas que menst...
Read More
Chakra Coronário: sétimo Chakra
O que é o Chakra Coronário? O sétimo Chakra, ou Chakra Coronário situa-se no topo da cabeça, bem no centro, e é tamb...
Read More
Chakra Frontal: sexto chakra
O que é o Chakra Frontal? O sexto Chakra é também chamado de Chakra Frontal, Terceiro Olho, terceira visão ou Ajna, ...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados