Você conhece o conceito da Saúde Holística?
Você sabia que o conceito de saúde holística nada mais é que tratar o ser humano em todas as suas dimensões: física, emocional e espiritual?
 
De nada adianta cuidar dos sintomas físicos, se não dermos atenção às causas que os originaram.
 
As emoções estão por trás da maioria dos problemas e disfunções do corpo físico. É claro que não somente elas, mas também hábitos alimentares e de vida contribuem e muito para a degeneração física.
saude holistica
 
Mas, se você não encarar seus sentimentos reprimidos, negados ou superdimensionados, certamente eles irão se manifestar em algum momento, na forma de doenças.
 
O tratamento físico de uma disfunção já estabelecida é fundamental para que o corpo tenha condições de se refazer. Entretanto, é preciso ter a coragem de ir fundo na investigação das causas que geraram o desequilíbrio e tratá-las através de processos terapêuticos.
 
A função das terapias alternativas, como apoio aos tratamentos médicos e psicológicos convencionais, é extremamente importante.
Além do corpo físico, feito da matéria mais densa, temos um corpo energético sutil, tão essencial para a vida quanto o primeiro, e é neste campo que a maioria delas atua.
 
Homeopatia, Acupuntura, Essências Florais, Reiki, Massagem corporal, Cromoterapia, são os principais tratamentos disponíveis.
 
A busca pelo equilíbrio engloba, as várias dimensões do ser, que precisam de igual atenção para que possam formar um todo harmonioso. O aprofundamento deste processo leva, obrigatoriamente à necessidade da meditação.
 
Além de atuar no campo subjetivo, meditar também modifica a química cerebral, - conforme já comprovado pela ciência- e, ao fazê-lo, nos leva a um processo de relaxamento e paz que gera benefícios perfeitamente mensuráveis no físico e no emocional.
 
Cuidar da alma é tão essencial para a vida quanto cuidar do corpo. E isto não significa necessariamente adotar uma prática religiosa ou frequentar templos. Mas, simplesmente irmos para dentro e encontrarmos ali a resposta para todos os questionamentos, dúvidas e angústias que possuímos.
"A medicina captura as doenças do ser humano muito superficialmente. Meditação se apodera do humano do profundo do seu interior. Em outras palavras, pode-se dizer que a medicina tenta curar a saúde de uma pessoa de fora; a meditação tenta manter o ser interior de uma pessoa, saudável. Nem a ciência da meditação pode ser completa sem remédios, nem pode a ciência da medicina ser completa sem meditação, desde que o humano é corpo e alma..." Osho.

Related Posts

Julho sem plástico: o que é?
O mês de Julho chegou e com ele iniciou-se a campanha Julho sem plástico. Você já deve ter ouvido falar disso por ai,...
Read More
Frequência Vibracional: você possui sua própria vibração pessoal.
Você sabia que possui uma vibração pessoal só sua e tem a capacidade de transformar a sua energia e de tudo ao seu re...
Read More
Menstruação e produtividade
O mundo esta cada vez mais acelerado, e com isso somos cobradas a sermos produtivas 24h por dia.   Porém, nós mul...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados