Você se alimenta de que?
Hoje é o dia da gula, e queremo trazer uma reflexão para você: você se alimenta de que?
 
A forma com que você se alimenta revela o amor que tem por si mesmo. Pequenos cuidados diários são fundamentais para a nossa autoestima. A forma que conduzimos nossa alimentação diz muito sobre como anda nossa relação com a pessoa mais importante da nossa vida, nós mesmos.
 
A comida é muito mais do que um alimento para nutrir nosso corpo, muitas vezes ela esta associada a memórias afetivas, nossas memórias afetivas passam quase sempre pela cozinha, o que faz da comida uma expressão de cultura, memória e identidade. Todos temos um prato que lembra um momento, um ente querido ou algo que nos leva a um local gostoso da memória.
 
A comida também é um motivo de encontro, tipo quando vamos encontrar os amigos ou nossa família, sempre fazemos aquele banquete para comemorar ou então pedimos comida e ficamos horas sentados na mesa conversando sobre tudo e sobre nada. Para muitas culturas alimentar a família e os amigos promove uma imensa satisfação e é uma forma clara de demonstração de amor.
alimentação consciente
Nosso paladar é desenvolvido conforme vamos experimentando alimentos novos. A indústria alimentícia não para de crescer, e busca cada vez mais criar alimentos que se adequem a nossa rotina corrida, que sejam fáceis e rápidos, mas que nem sempre são saudáveis.
 
Nosso estilo de vida corrido mudou muito nossa alimentação e a maneira como lidamos com os alimentos. Substituímos as horas na mesa em família por um snack rápido na correria e na falta de tempo. Isso acaba nos levando a excessos alimentícios.
 
Nosso corpo é um sistema muito inteligente e ao mesmo tempo frágil, ele reflete o que fazemos, ingerimos e pensamos.
 
Muitas vezes quando alguma situação não sai como queríamos, acabamos descontando na comida para compensar. Acabamos “comendo” nossas emoções ao invés de lidar com elas. Quantas vezes não estamos chateados e descontamos naquele chocolate, ou quando estamos tristes e comemos aquele sorvete. Não há nada de errado em comer essas coisas, mas é importante nos questionarmos: por que estamos fazendo isso? Estou comendo porque realmente quero ou estou apenas comendo minha emoção para não ter que lidar com ela?
 
Isso não resolverá nada, inclusive acarretará mais problemas para a sua saúde física. Não há escapatória, alimentação saudável é essencial para uma boa saúde.
 
Temos que ter a consciência que nada é proibido e que nenhum alimento é um vilão, basta cuidarmos dos excessos e encontrar um equilíbrio. Não existe uma dieta milagrosa, não caia nesse conto. Não é necessário cortar nada da sua alimentação se você não tiver nenhum problema de saúde relacionado a ele. Tudo bem ter desejos e satisfazê-los. Tudo bem comer "besteiras", contanto que isso não seja a base da sua alimentação.
alimentação consciente
Vale também lembrar que não nos alimentamos somente de comida. Nos alimentamos de notícias, das energias das pessoas ao nosso redor, coisas que lemos e ouvimos. Então procure se nutrir de coisas leves e que te acrescente. Durante as refeições desligue a televisão e o celular, se conecte com o alimento que está ali te nutrindo. Procure fontes de notícias do bem, que fale sobre as coisas boas que tem ocorrido no mundo, não somente as desgraças. Corte relacionamentos tóxicos, sejam eles amorosos ou de amizade.
 
E se você tem dificuldade de encontrar esse caminho do meio sozinho busque ajuda! Não tem problema algum você pedir ajuda, muito pelo contrário, mostra que você é muito corajoso e se ama em primeiro lugar!
 
O amor é o caminho do autocuidado e do bem estar. Vamos olhar com mais carinho para os nossos comportamentos alimentares e emocionais, pois somente dessa forma poderemos viver de forma mais leve e feliz.

Related Posts

Como usar o Coletor Menstrual?
No primeiro momento que vemos o Coletor Menstrual ele realmente pode ser assustador, olhamos para ele e pensamos: O q...
Read More
Julho sem plástico: o que é?
O mês de Julho chegou e com ele iniciou-se a campanha Julho sem plástico. Você já deve ter ouvido falar disso por ai,...
Read More
Frequência Vibracional: você possui sua própria vibração pessoal.
Você sabia que possui uma vibração pessoal só sua e tem a capacidade de transformar a sua energia e de tudo ao seu re...
Read More
12 de agosto de 2021 — insight wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados