Reutilizar garrafa plástica pode prejudicar a sua saúde

Reutilizar garrafas PET pode estar acabando com a sua saúde, além é claro, do plástico ser inviável para a saúde do planeta.

Garrafas de plástico são feitas a partir do petróleo, uma fonte não renovável que utiliza energia para sua produção e distribuição e acaba contaminando o ambiente quando não destinada corretamente para a reciclagem.

Aqui que no Brasil muito pouco é reciclado (cerca de apenas 3% do lixo), portanto o destino final das garrafinhas de água acabam sendo lixões, aterros e os mares!

Então você deve pensar... Já que eu utilizei uma garrafa de água, por que não reabastecê-la e usá-la novamente? Essa não seria uma ótima forma de praticar o consumo consciente?

Infelizmente o reuso não é uma solução para o problema, já que a garrafa de plástico não é feita para ser reutilizada. 

Segundo especialistas, os recipientes de plástico a base de policarbonato, que contém o aditivo chamado Bisfenol A (ou BPA), podem, sim, liberar esse composto. Ah! Então é só adquirir garrafa de plástico com o selo “livre de BPA”?

Na verdade, recipientes de plástico com o selo “livre de BPA” não são garantia de segurança para a saúde. Além do BPA, existem outros tipos de bisfenol tão ou mais nocivos, porém ainda pouco conhecidos e que não possuem regulação, como é o caso do BPS e do BPF.

Apesar dessas estudos, ainda existem divergências quanto a quantidade de BPA e os reais malefícios para a saúde, o que se tem certeza é que o GRANDE RISCO do reuso de garrafa plástica são as bactérias!

Afinal, a garrafa de água é um ambiente úmido, fechado e com grande contato com a boca e as mãos, ou seja: um local perfeito para a proliferação de bactérias.

Seu uso repetido pode causar rachaduras ou furos no plástico, pois é um material pensado para ser descartável, de uso único. Essas falhas são um ótimo lugar para abrigar bactérias, com micro-organismos vindos da nossa própria boca, das nossas mãos ou mesmo da exposição ao meio ambiente.

Quais alternativas?

Você pode usar as garrafas de vidro, que não apresentam nocividade quando utilizadas para armazenar bebidas. Além de ajudar o ambiente ao eliminar a necessidade de grandes quantidades de garrafa de plástico, você também estará evitando problemas de saúde.

Related Posts

Solstício de Inverno
Hoje, dia 21/06, ocorre o Solstício do Inverno, ele marca a época do ano em que o Sol atinge o ponto mais distante da...
Read More
Você sabe o que é pobreza menstrual?
O termo pobreza menstrual surge com a proposta de debater os efeitos da desigualdade social para as pessoas que menst...
Read More
Chakra Coronário: sétimo Chakra
O que é o Chakra Coronário? O sétimo Chakra, ou Chakra Coronário situa-se no topo da cabeça, bem no centro, e é tamb...
Read More
09 de março de 2023 — Insight Wellness

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados